Tá Tudo Bem… Só Que Não! Como a gente se engana para evitar problemas

Você já reparou como às vezes a gente mente para nós mesmos?
Sabe quando algo ruim acontece, mas a gente insiste em fingir que está tudo bem? Esse é um dos truques mais antigos da nossa mente: a negação. Parece estranho, mas todo mundo já usou esse mecanismo de defesa em algum momento da vida.
“Isso não está acontecendo!”
A negação acontece quando o nosso cérebro se recusa a aceitar uma verdade desconfortável. Pode ser um problema no trabalho, uma relação que já não faz sentido ou até mesmo aquela conta que a gente evita olhar. Em vez de encarar de frente, a mente dá um jeitinho de empurrar para debaixo do tapete.
O clássico exemplo? O aluno que não estudou para a prova, mas garante para si mesmo que vai dar tudo certo. Ou a pessoa que percebe sinais de que algo não vai bem no relacionamento, mas prefere acreditar que “é só uma fase”.
Por que a gente faz isso?
A negação é um escudo emocional. Quando uma verdade parece difícil demais para lidar, a mente cria um bloqueio para evitar o sofrimento imediato. Só que esse truque tem prazo de validade. Cedo ou tarde, a realidade bate à porta e, muitas vezes, quando ignoramos um problema por muito tempo, ele só piora.
Como perceber e sair da negação?
Se você se pegou se enganando, não precisa se culpar – isso faz parte do funcionamento da nossa mente. Mas algumas atitudes podem ajudar a encarar a realidade de forma mais leve:
- Preste atenção aos sinais: Se algo insiste em incomodar, talvez seja hora de olhar mais de perto.
- Converse com alguém: Às vezes, um amigo ou terapeuta pode ajudar a enxergar o que estamos evitando.
- Se pergunte: “O que eu ganho fingindo que isso não existe?” Muitas vezes, o medo da mudança nos faz segurar algo que já não nos serve mais.
A verdade pode assustar, mas encará-la é sempre o primeiro passo para lidar melhor com as situações da vida. No fim das contas, enfrentar o que está diante de nós pode ser libertador!